logo
aria-hidden="true">

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Programas


Gastroenterologia

O programa de Residência Médica em Gastroenterologia do HNSC ,reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Ministério de Educação (MEC) visa atender os preceitos de curso de Pós-Graduação “sensu latu”, desenvolvendo treinamento médico sob supervisão.

Especificamente, o programa de Gastroenterologia do HNSC visa desenvolver junto aos seus residentes, durante o período de sua formação:

- atendimento aos pacientes em todos os níveis de atenção, enfatizando os aspectos éticos, morais e humanísticos;

- manejo adequado dos pacientes, enfatizando o relacionamento médico-paciente, uso racional de meios propedêuticos e planejamento terapêutico;

- desenvolvimento de habilidades em procedimentos realizados no atendimento de pacientes hospitalizados e ambulatoriais;

- organização e uso adequado do prontuário.

ÁREA FÍSICA

A Enfermaria de Gastroenterologia está localizada no 40 andar do HNSC,posto 4 B1, onde conta com 21 leitos, masculinos e femininos. Conta também com 2 leitos para internações em caráter eletivo.
Há duas salas providas com computadores , para estudo, discusão dos casos e realização das atividades teóricas, bem como prescrição dos pacientes.
O Posto de enfermagem também possui uma área provida de 3 computadores para uso médico e com secretária à disposição.
Serviço de Endoscopia Digestiva localizado no 2 andar com 3 salas de procedimentos além de secretaria e sala de espera.

PRECEPTORES

A Residência de Gastroenterologia conta para supervisão na área de internação, ambulatório e atividades teóricas, com 6 preceptores responsáveis. Além disso,conta com 5 preceptores na área de Endoscopia Digestiva, que são responsáveis pela supervisão aos R2 durante a realização dos procedimentos endoscópicos.
Há ainda colaboradores na área de patologia e radiologia, não diretamente vinculados ao Serviço.
A titulação dos preceptores na área clínica é de; um com Livre Docencia,dois com Doutorado,dois com Mestrado e dois com curso de Especialização Na área de endoscopia quatro com titulo de Mestrado e um de Especialista.

RESIDENTES

O Serviço conta com 2 residentes do primeiro ano (R1) e dois de segundo ano (R2).

ATIVIDADES DOS RESIDENTES

GERAIS: Atendimento inicial ao paciente internado; organização do prontuário com realização de história, exame físico e elaboração diagnóstica; apresentação dos casos ao preceptor e atendimento aos familiares. Acompanhamento aos pacientes durante a internação e após a alta em ambulatório.

ATRIBUIÇÒES DO R1: carga horária de 60 h semanais; atendimento aos pacientes internados, incluindo procedimentos e prescrição, diagnóstico e tratamento; atendimento ambulatorial duas vezes por semana sob supervisão. Participação nas atividades teóricas do Serviço. Elaboração de trabalhos científicos sob supervisão. Atendimentos aos sábados e domingos na área de internação em rodízio com os outros residentes.

ATIVIDADES DO R2: carga horária de 60 h semanais; atendimento prioritário no Serviço de Endoscopia Digestiva sob supervisão; realização de biópsias hepáticas duas vezes por semana sob supervisão; realização de consultorias sob supervisão; apoio aos R1 no atendimento aos pacientes internados; atendimento ambulatorial duas vezes por semana sob supervisão; atendimento aos sábados (internação e endoscopias de urgência) em rodízio com os outros residentes. Participação nas atividades teóricas do Serviço. Elaboração de trabalhos científicos e do trabalho de conclusão .

CARGA HORÁRIA DOS MÉDICOS RESIDENTES:

Carga horária de 60 horas semanais, das quais 15% são destinadas ao treinamento em Endoscopia Digestiva.

7 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Internação: atividade prioritária dos R1 em todos os leitos da Gastroenterologia

Ambulatório:

Geral – atendido pelos R1 e R2
Especialidade (Hepatologia) – atendido pelos R2
Carga horária: atendimento de 6 pacientes 2 vezes por semana sob supervisão de preceptor

Endoscopia Digestiva: diagnóstica e terapêutica, englobando endoscopia digestiva alta e baixa com procedimentos (dilatação esofágica, escleroterapia e ligadura endoscópica de varizes esofágicas, polipectomia, biópsias), colangiopancreatografia endoscópica retrógrada com procedimento (esfincterotomia com retirada de cálculos, colocação de próteses). Esta atividade é desenvolvida pelos R2.

Atividades de Urgência:

Consultorias na Unidade de emergência do HNSC (R2)
Endoscopia de urgência aos sábados pela manhã (R2)
Escala de plantão aos domingos na internação (R1)

Consultorias: desenvolvidas pelos R2 em conjunto com preceptor

PROGRAMA TEÓRICO:

Com participação de todos os residentes R1 e R2

- Round geral semanal: sextas-feiras; duração 1 h
Consiste na discussão de casos da enfermaria de difícil manejo, com participação de todos os preceptores.

- Reunião científica: terças-feiras alternadas; duração 2 h
Consiste na apresentação de um caso clínico com elaboração diagnóstica e revisão da literatura pertinente ao diagnóstico, feita pelo residente, em forma de rodízio, com participação de todos os preceptores.

- Clubes de revista: atividade semanal;
Consiste na apresentação de um artigo original ou de revisão, com a participação de um preceptor da Gastroenterologia. Quando são apresentados artigos originais, há a possibilidade da participação de um médico estatístico que estimula a avaliação crítica da metodologia.

- Reunião de patologia: atividade quinzenal; duração 2 h
Consiste na apresentação de casos clínicos com revisão de lâminas de biópsia hepática ou do tubo digestivo, com participação de um médico da patologia e um preceptor da Gastroenterologia ou Endoscopia Digestiva.

- Trabalho de conclusão
Desenvolvido sob supervisão de um preceptor, deve estar concluído ao final do segundo ano da residência,com formatação para ser apresentado em congresso ou publicação em revista científica.

login