logo
aria-hidden="true">

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Programas


PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO SERVIÇO DE INFECTOLOGIA - GHC

O PRMI foi criado em 1992 e é reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e tem como objetivo desenvolver junto aos seus médicos residentes durante o período de formação:

- Capacitar e treinar os médicos na especialidade de Infectologia com ênfase em aspectos técnicos, éticos, morais e sociais.

- Treinar e capacitar os médicos para o diagnóstico etiológico das doenças infecciosas, planejamento terapêutico e preventivo dessas doenças ressaltando o aspecto epidemiológico.

- Manejo das doenças infecciosas em todos os níveis de atenção à saúde bem como o desenvolvimento de atitudes de prevenção.

- Treinar e capacitar os médicos residentes para o atendimento de pacientes com Infecção pelo Vírus da Imunodefeciência Humana (HIV) sob todos os aspectos: diagnóstico, programação terapêutica, co-morbidades, tratamento das complicações associadas ao uso de antiretrovirais (ARV) como Dislipidemia e Lipodistrofia, casais sorodiscordantes para o HIV, transmissão vertical do HIV, tratamentos preventivos como PEP (profilaxia pós-exposição) e PrEP(Profilaxia Pré-exposição).

- Treinar e capacitar para uso racional de antimicrobianos e controle e tratamento das infecções hospitalares.

- Desenvolvimento de habilidades em procedimentos diagnósticos como punção lombar e biópsia de pele.

- Curso AdvancedCardiac Life Support (ACLS) que faz parte do PRMI que é oferecido pela Comissão de Residência Médica (COREME) e obrigatório para todos os residentes do primeiro ano (R1). Observação: como o curso é obrigatório e pago pela COREME o certificado de conclusão da Residência médica está vinculado à aprovação nesse curso. Em caso de reprovação o residente precisa repetir o curso às suas próprias custas a fim de receber o certificado.

- Elaboração de trabalho de conclusão do PRMI sob supervisão. Também obrigatório para receber o certificado.

 

Equipe

Chefe do Serviço: Dr. Breno Riegel Santos.

Preceptora-Chefe: Dra. Marineide Gonçalves de Melo.

Preceptores e Médicos Contratados: Dr.André Machado, Dr. Dimas Kliemann, Dra. Rita de Cássia Lira,Dra. Maria LuisaAronis, Dr. Carlos Kwitko, Dr. Guilherme Sorio, Dr. Rafael Mattuzzi, Dr. Paulo Behar.

    O PRMI tem duração de 3 anos completos iniciando em 1 de março e terminando em 28 de fevereiro. Oferecemos 3 vagas por ano, num total de 9 residentes.

    A seleção de novos residentes ocorre de dezembro a janeiro e obedeceas normas da COREME e procede conforme Edital de Processo de Seleção emitido a cada ano. Considera como nota de prova teórica a que é obtida pelo Exame AMRIGS (90%) seguido de avaliação do currículo e arguição curricular (10%).

    Área Física: Os ambulatórios do Serviço de Infectologia e Hospital-Dia situa-se no térreo contando com 5 consultórios, uma sala de procedimentos e um espaço de recepção e arquivo de prontuários. O H-Dia acomoda 4 poltronas, uma sala de prescrição um ambulatório de Enfermagem e um local de Sala de espera.

     O Posto de Enfermagem 4ºE é onde se situa a Unidade de Internação do Serviço de Infectologia com 26 leitos. Os pacientes que necessitam isolamento são distribuídos pelo Hospital de acordo com os leitos determinados para esse fim e considerados do Serviço de Infectologia como pacientes fora de área. No posto 4E dispomos de uma sala de prescrição médica com 3 computadores uma mesa de reuniões estantes com livros e armários e cabides para acomodar pertences dos médicos.

     Contamos também com uma área física de duas salas no térreo junto ao Hdia e Ambulatórios para o setor de Pesquisa do serviço de Infectologia.

    A metodologia de ensino é o treinamento em serviço através de instrutoria dos preceptores realizada diariamente, rounds semanais multidisciplinares onde se discute as condutas médicas, de enfermagem e de fisioterapia. Atendimento ambulatorial, de H-Dia e Avaliações sob supervisão.

 No programa teórico:

Seminários semanais preparados pelos residentes e supervisionado por preceptor

Apresentação de artigos científicos e discussão de casos clínicos que acontecem semanalmente de forma intercalada

 Uma vez por mês discussão de caso clínico com o Serviço de Radioimagem

Seminários semanais preparados pelos residentes e supervisionados por um preceptor

    As avaliações são trimestrais conforme padrão de avaliação da COREME.

 

Atividades dos Residentes

 

R1 – Realizam suas atividades obrigatórias exclusivamente nas dependências do GHC com a seguinte distribuição: 2 meses na Infectologia, 1 mês na Cardiologia, 1 mês na Pneumologia, 1 mês na Nefrologia, 1 mês na Neurologia, 1 mês na Hematologia, 1 mês na Gastroenterologia, 2 meses na Emergência, 1 mês de estágio opcional e 1 mês de férias. Carga horária semanal de 60 horas conforme determinação da CNRM. Realizam plantões de final de semana no Serviço de Infectologia e plantões noturnos no setor de Emergência.

R2 – Cumprem carga horária semanal de 60 horas conforme determinação da CNRM com atendimento diário a pacientes internados no Serviço de Infectologia fazendo diagnósticos, procedimentos diagnósticos, prescrições sob supervisão diária de preceptor. Realizam atendimento ambulatorial uma vez por semana sob supervisão e acompanham o preceptor em avaliações de pacientes de outras áreas. Os plantões de finais de semana são com preceptor. O programa teórico é de seminários conforme anexo, artigos científicos, discussão de casos clínicos e radioimagem. Também têm 1 mês de opcional e 1 mês de férias.

R3 – Realizam apoio ao R1 e R2 nos procedimentos de enfermaria e auxiliam no manejo dos pacientes mais graves. Um deles é designado a participar das reuniões da COREME e participar no processo seletivo dos novos residentes. Atuam 4 meses na enfermaria, ficam 1 mês no H-Dia onde realizam avaliações na Emergência sob supervisão de um preceptor. Realizam ambulatório 2 vezes por semana sob supervisão de um preceptor designado. Realizam estágios de 2 meses na UTI, 2 meses no Controle de Infecção Hospitalar, 1 mês na Infecto Pediatria, 1 mês de férias e 1 mês de estágio opcional. Restante do programa realizado na internação, avaliações e Hdia. Em fevereiro apresentam trabalho de conclusão do PRMI.
login