logo
aria-hidden="true">

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Programas


PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Capacitar médicos para especialidade de Infectologia Pediátrica e certificá-lo através de programas de Residência Médica. Treinar e capacitar os médicos para diagnóstico etiológico, planejamento terapêutico e preventivo das doenças infecciosas, ressaltando o aspecto epidemiológico das mesmas.

Objetivos Específicos: Capacitar médicos na especialidade de Infectologia Pediátrica com ênfase em aspectos éticos, morais e sociais. Manejo dos pacientes em todos os níveis de atenção à saúde bem como desenvolvimento de atitudes de prevenção em doenças infecciosas.  Atendimento de crianças expostas ao HIV, HCV, Sífilis, Toxoplasmose, Citomegalovírus, Doença de Chagas e quaisquer outras doenças infecciosas emergentes como Leishmaniose visceral, Dengue, Zika, COVID-19. Atendimento à criança e adolescentes com HIV/AIDS sob todos os aspectos: diagnóstico, manejo, programação terapêutica, co-morbidades, prevenção e tratamento de infecções oportunistas, lipodistrofia, dislipidemias. Uso racional de antimicrobianos e Controle de Infecção Hospitalar, assim como manejo de outras infecções oportunistas em pacientes imunossuprimidos.

PÚBLICO ALVO

Médicos com inclinação para o desempenho na atividade, tendo como requisito certificação em programa de residência médica ou Título de Especialista AMB em Pediatria ou em Infectologia.

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso é presencial. Seu conteúdo é teórico e prático, distribuído por atividades envolvendo:

1. Leito em enfermaria de Pediatria e de Adolescentes, enfermaria de Cirurgia Pediátrica, enfermaria de Onco-hematologia, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Unidades Neonatais (NEON, UCICA, UCIN, UTIN) , Alojamento Conjunto;

2. Ambulatórios semanais (infectologia pediátrica geral, exposição vertical ao HIV, crianças e adolescentes com HIV/AIDS, punção lombar ambulatorial);

3. Estágios obrigatórios em Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HCC, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do GHC, Laboratório de Microbiologia / Biologia Molecular / Imunologia do GHC e Centro de Referência em Tuberculose (CR-TB). Até 2 estágios optativos, com duração máxima de 30 dias por ano, serão concedidos a partir do segundo ano do programa de residência (conforme resolução Nº27, de 18 de abril de 2019). 

4. Seminários e reuniões científicas semanais, para aperfeiçoamento de habilidades didáticas e análise crítica dos principais temas da especialidade.

CARGA HORÁRIA           

Conforme resolução  Resolução da CNRM nº 5, de 12 de novembro de 1979:

Primeiro ano (R4): 2880 horas 

Segundo ano (R5): 2880 horas 

PERÍODO E PERIODICIDADE

Terá duração de 2 anos (Resolução do CFM Nº 2.221, de 23 de novembro de 2018). Será desenvolvido durante o período do dia 01 do mês de março ao último dia do mês de fevereiro do ano de encerramento do Programa (Resolução da CNRM Nº 1, de janeiro de 2017), com 30 dias consecutivos de repouso, por ano de atividade (Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981). 

Horário das atividades: das 07 às 19 horas, de 2ª a 6ª-feira.

CONTEÚDO DO PROGRAMA

Imunologia das doenças infecciosas; Imunizações ativas e passivas; Vigilância epidemiológica, Controle de Infecção Hospitalar, controle das doenças transmissíveis, infecções relacionadas à assistência à saúde; Antimicrobianos; Infecções congênitas; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – SIDA; Tuberculose; Doenças emergentes e grandes endemias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Primeiro Ano:

1. Rotina de infectologia pediátrica Internação / Emergência: nas enfermarias de Pediatria , enfermaria de Adolescentes, enfermaria de Cirurgia Pediátrica, na Emergência Pediátrica, Alojamento Conjunto HNSC e Unidade Neonatal HNSC. Anamnese, exame físico, evolução, revisão e prescrição de antimicrobianos, solicitação de exames complementares ao diagnóstico, visitas com os assistentes da especialidade. 

Avalições de infectologia pediátrica na UTI Pediátrica, enfermaria de Oncologia Pediátrica, UTI Neonatal, UCI Neonatal, Emergência Pediátrica, Hospital Dia Onco-Hemato HCC, Hospital Dia Infectologia HNSC, sob supervisão dos assistentes da especialidade.

2. Ambulatórios semanais, sob supervisão de assistentes da especialidade:

                2.1. Infectologia Pediátrica Geral (Infectologia-HCC); 

                2.2. Exposição Vertical ao HIV (UPTV-HNSC);

                2.3. Crianças com HIV (HIV pediátrico-HNSC);

                2.4. Punção lombar ambulatorial (Sl. procedimentos –HCC);

                2.5. Opcional: Adolescentes com HIV (HIV adolescentes-HNSC).

3. Estágios obrigatórios: Núcleo de Hospitalar de Epidemiologia, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil e Centro de Referência em Tuberculose.

4. Atividades didáticas: participar de rounds diários, discussão de casos, reuniões científicas e seminários; elaboração e apresentação de temas da especialidade; apresentação de artigos na reunião científica da infectologia; apresentação de seminários; apresentação de casos clínicos com revisão bibliográfica no round geral da infectologia pediátrica; apresentações em congressos e jornadas; discussão de protocolos de trabalho de conclusão de curso e apresentação do projeto do trabalho de conclusão.

Segundo Ano:

1. Rotina de infectologia pediátrica Internação / Emergência: na UTI Pediatria, enfermaria de Oncologia Pediátrica, UTI Neonatal, UCI Neonatal, Emergência Pediátrica, Hospital Dia Onco-Hemato HCC, Hospital Dia Infectologia HNSC. Anamnese, exame físico, evolução, revisão e prescrição de antimicrobianos, solicitação de exames complementares ao diagnóstico, visitas com os assistentes da especialidade. Participar de rounds multidisciplinares das Unidades Críticas e Enfermarias do HCC.

Auxiliar nas avaliações de infectologia pediátrica nas enfermarias de Pediatria, na enfermaria de Adolescentes, na enfermaria de Cirurgia Pediátrica, na Emergência Pediátrica, no Alojamento Conjunto HNSC e na Unidade Neonatal HNSC.

2. Ambulatórios semanais (exceto nos estágios optativos e SCIH-HCC), sob supervisão de assistentes da especialidade:

                2.1. Infectologia Pediátrica Geral (Infectologia-HCC); 

                2.2. Adolescentes com HIV (HIV adolescentes-HNSC);

                2.3. Crianças com HIV (HIV pediátrico-HNSC);

                2.4. Punção lombar ambulatorial (Sl. Procedimentos –HCC);

                2.5. Exposição Vertical ao HIV (UPTV-HNSC).

 

3. Estágios obrigatórios: Laboratório de Microbilogia / Biologia Molecular / Imunologia, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Infectologia HNSC.

4. Estágios optativos: 2 meses.

5. Atividades didáticas: participar de rounds diários, discussão de casos, reuniões científicas e seminários; elaboração e apresentação de temas da especialidade; apresentação de artigos na reunião científica da infectologia; apresentação de seminários; apresentação de casos clínicos com revisão bibliográfica no round geral da infectologia pediátrica; apresentações em congressos e jornadas; discussão de protocolos de trabalho de conclusão de curso e apresentação do trabalho de conclusão.

AVALIAÇÃO E TRABALHO DE CONCLUSÃO

Conforme Manual Interno da Residência Médica do Grupo Hospitalar Conceição. 

                                                                    Atualizado em 23/10/2023

login