OBJETIVO GERAL DO PROGRAMA: formar e capacitar o Médico Residente de Neonatologia no atendimento ao recém-nascido, reconhecendo e antecipando os fatores de risco, bem como prestar atendimento ao recém-nascido em vários níveis de complexidade, incluindo o atendimento em salas de parto de alto e baixo riscos, acompanhamento em alojamento conjunto, unidade de cuidados intermediários e intensivos, transporte intra e extra-hospitalar e acompanhamento ambulatorial de egressos da Unidade de Tratamento Intensivo.
SELEÇÃO DOS RESIDENTES: realizada anualmente através de prova teórica e avaliação curricular conforme edital do Processo seletivo COREME GHC.
PRÉ-REQUISITO: Residência Médica na Especialidade de Pediatria, em programa credenciado pela CNRM.
DURAÇÃO DO PROGRAMA: dois anos.
NÚMERO DE VAGAS: 5 vagas/ano.
SETORES PARA RODÍZIO DURANTE O PROGRAMA: - Unidade de Neonatologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com as seguintes características: 1 médico preceptor + 13 plantonistas, com 2 médicos durante às 24h do dia. Número de partos: em torno de 300/mês = 10 partos/dia = 3600 partos/ano. Unidade Neonatal: 09 leitos (mais 3 leitos auxiliares). Alojamento-Conjunto: 1 médico preceptor + 3 rotineiros para 41 leitos.
- Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) do Hospital da Criança Conceição: 22 leitos, com 2 médicos rotineiros pela manhã e 1 à tarde; cobertura das intercorrências realizada pelos médicos plantonistas da UTI Neonatal.
- Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UTIN) do Hospital da Criança Conceição: 30 leitos, com 3 preceptores pela manhã e 2 preceptores à tarde e 17 médicos plantonistas, com 3 médicos plantonistas durante às 24h do dia.
- Ambulatório Desenvolver: atendimento ambulatorial de recém-nascidos de alto risco; 1 médico preceptor mais equipe multidisciplinar (Neuropediatria, Oftalmologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, outras especialidades conforme a necessidade dos casos).
- UTI pediátrica e cardiológica Hospital Santo Antônio.
PROGRAMAÇÃO TEÓRICA: aulas semanais, seminários, discussão de artigos científicos relevantes de temas neonatais, cursos teórico-práticos, reuniões multidisciplinares, discussão de óbitos e acompanhamento de Especialidades Neonatais.
CURSOS TEÓRICO-PRÁTICOS: Reanimação Neonatal atualizado – obrigatório e custeado pela COREME. Aleitamento materno - obrigatório e oferecido pela Instituição.
TREINAMENTO PRÁTICO EM SERVIÇO: Atividade clínica diária, sob supervisão, em sala de parto, alojamento conjunto, cuidados intermediários neonatais, cuidados intensivos neonatais, transporte neonatal e seguimento ambulatorial de egressos da UTI Neonatal. Também inclui plantões em sala de parto, UTI neonatal, unidade de cuidados intermediários e alojamento conjunto, sob supervisão, com carga horária máxima de 24h semanais.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: Realizada trimestralmente, será avaliada a assiduidade, pontualidade, responsabilidade, iniciativa, habilidades adquiridas, comportamento ético, relacionamento com a equipe de saúde e com os familiares dos pacientes, participação nas atividades teórico-práticas. O resultado de cada avaliação será prontamente discutido com cada residente. Ao final do estágio, apresentar em semana científica e publicar em revista um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido sob supervisão do preceptor, baseado em projeto de pesquisa submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. |