logo
aria-hidden="true">

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Programas


Ginecologia e Obstetrícia - HNSC

O programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia  visa atender os preceitos de curso de Pós-Graduação 

“sensu latu” e desenvolver treinamento sob supervisão reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica 

(CNRM) e Ministério de Educação (MEC).


O PRM GO se estenderá pelo período de 3 anos.
O programa  irá  desenvolver junto  aos  seus  residentes  durante  o período de sua formação:
-  o conhecimento e  a prática em GO  para  atuar  na    assistência  à saúde da mulher;
- atendimento às pacientes em todos os níveis de atenção, enfatizando os aspectos éticos, morais e humanísticos;

- manejo adequado das pacientes, enfatizando o relacionamento médico-paciente,   uso   racional   de   meios   propedêuticos

 e planejamento terapêutico;

- desenvolvimento de habilidades em procedimentos realizados no atendimento de pacientes em nível ambulatorial e hospitalizadas  em caráter eletivo e de emergência.

 

O Serviço de Obstetrícia conta com o Centro Obstétrico, enfermaria de gestação de alto risco,  enfermaria de puerpério e patologias do primeiro trimestre da gestação, além do Serviço de Medicina Fetal com prática e treinamento em ecografias obstétricas.

 

O Serviço de Ginecologia  conta com  enfermaria para internação de pacientes clínicas e cirúrgicas, em caráter eletivo e de urgência.

Atendimento em  ambulatórios de especialidades em Climatério e Menopausa,  Endometriose, Histeroscopia,  Oncologia Ginecológica, Patologia Cirúrgica benigna, Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, Planejamento Familiar e anticoncepção,  Videolaparoscopia e  Uroginecologia.  Mantem convênios com  os Serviços de Mastologia e Endocrinologia do HNSC, Hospital Fêmina e  Santa Casa para as especialidades de Mastologia, Ginecologia Endócrina,  Reprodução Humana e Ginecologia   Infanto Puberal , respectivamente.



RESIDENTES

O Serviço conta com sete residentes do primeiro ano (R1) , sete  de segundo ano (R2) e sete do terceiro ano (R3) 

 

 

ATIVIDADES DOS RESIDENTES

 

GERAIS

 

 OBSTETRÍCIA:

Atendimento em ambulatórios especializados em pré-natal de gestações de alto risco, pré-natal de pacientes soropositivas para HIV (na Unidade de Prevenção da Transmissão Vertical do Serviço de Infectologia), ambulatório de Medicina Fetal e ambulatório de atendimentos a vítimas de abuso sexual e aborto legal. 

Os residentes ainda acompanham o ambulatório de diabetes na gestação (de responsabilidade do Serviço de Endocrinologia) e cardiopatias na gestação (vinculado ao Serviço de Cardiologia).

Plantões no Centro Obstétrico

 

 GINECOLOGIA:

Atendimento no  ambulatórios de especialidades. Triagem, anamnese, exame físico, biópsias. Avaliação pré e pós-operatória. Seguimento pós- tratamento.

Acompanhamento de pacientes em internações eletivas e de urgência, clínicas e cirúrgicas, atuando desde a internação, procedimentos cirúrgicos e orientação na alta hospitalar.

Plantões na Urgência Ginecológica   com atendimentos de pacientes internadas na enfermaria do serviço, nas outras especialidades ( interconsultas ) e na  Emergência .



ATIVIDADES EM SIMULADORES

 

OBSTETRÍCIA

- Parto instrumentado 

 

 GINECOLOGIA

- Cirurgia de Alta Frequência do colo uterino

- Treinamento em videolaparoscopia

 

.ATIVIDADES TEÓRICAS 

 

 Realizadas uma  vez por semana, com uma hora de duração, com exposição de temas relevantes na pratica clínica, organizadas  numa programação trianual.

GO

- Aulas expositivas

-  Discussão de casos clínicos

- Discussão de artigos científicos

 

Estágio do setor de Alto Risco:

- Seminários de assuntos de gestação de alto risco   

- Discussão de casos de Medicina Fetal

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO


Desenvolvido sob supervisão de um preceptor, deve estar concluído ao final do terceiro ano da residência, ser apresentado em congresso e publicado em revista científica
.
login