logo
aria-hidden="true">

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Programas


PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO SERVIÇO DE PEDIATRIA

A Residência Médica de Pediatria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) foi fundada em 1968. É deliberada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e Comissão de Residência Médica (COREME). O programa de residência em Pediatria prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20h de plantão. A duração total do programa é de três anos (36 meses). Tem por objetivo formar pediatra capaz de prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento bem como prepará-los para atuar em equipe interdisciplinar priorizando as metodologias ativas e a prática dentro do contexto ético, legal e técnico.

SELEÇÃO DOS RESIDENTES: Realizada anualmente através da Prova da AMRIGS e avaliação curricular conforme edital GHC.

RESIDENTES: a Residência de Pediatria é composta por 10 médicos residentes do primeiro ano, 10 médicos residentes do segundo ano e 10 médicos residentes do terceiro ano. Os residentes da Pediatria trabalham em conjunto com outros dois programas: Intensivismo Neonatal e Intensivismo Pediátrico.

PRECEPTORES: São dez médicos preceptores, distribuídos nas diferentes áreas dos hospitais, além dos médicos preceptores dos programas de residência de Intensivismo Neonatal e Pediátrico e especialistas e pediatras do Corpo Clínico do HCC.

PERÍODO: o Programa de Residência Médica (PRM) em Pediatria tem duração de três anos e suas atividades iniciam anualmente no dia 1º de março e encerram em 28 de fevereiro.

ATIVIDADES TEÓRICAS: cerca de 20% da carga horária. Compreendem aulas, seminários, discussões de casos, clubes de revista e elaboração de trabalhos científicos. Também fazem parte das atividades teóricas cursos, congressos e simpósios de caráter opcional, que ocorrerem no período da Residência. É exigido no mínimo 70% de frequência (exceto nos períodos de estágios fora das dependências do HCC e férias).

ATIVIDADES PRÁTICAS: cerca de 80% da carga horária. São executadas em enfermarias, ambulatórios, unidade neonatal, sala de parto, alojamento conjunto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Hospital de Pronto Socorro e emergência.

PLANTÕES: em diversos setores, executados conforme a graduação do residente e sob sistema de escala. O residente do primeiro ano faz plantão em Emergência, Unidade neonatal e Alojamento Conjunto. O residente do segundo ano faz plantão em UTI Neonatal e UTI pediátrica. O residente do terceiro ano faz plantão em Centro Obstétrico, emergência, UTI Neonatal e UTI PEDIÁTRICA.

ESTÁGIOS: são divididos em períodos de em média 36 dias, ao todo são 10 estágios:
Primeiro ano - enfermarias (1º anexo, 3º anexo, 3º andar, 4º andar), emergência (pronto atendimento e sala amarela), Unidade Neonatal/Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Programa de atendimento domiciliar (PAD) e Férias. Durante todo o ano o residente faz treinamento em ambulatório de Pediatria geral duas vezes por semana.
Segundo ano - enfermarias (3º anexo, 4º andar), UTI Pediátrica, UTI neonatal, UTI HPS/CRAI, emergência, Unidade Neonatal/Centro Obstétrico, Optativo, especialidade Gastro/Pneumo e Férias. Durante todo o ano o residente faz treinamento em ambulatório de Pediatria geral duas vezes por semana.
Terceiro ano - UTI HPS, Cirurgia pediátrica/Nefro, especialidade Psiquiatria/Dermato, especialidade Cardio/Radio, Optativo, especialidade onco/hemato, especialidade Infecto, UTI Neonatal, UTI pediátrica e férias.

CURSOS NECESSÁRIOS PARA CONCLUSÃO DA RESIDÊNCIA: Reanimação Neonatal a termo, Reanimação neonatal prematuro, PALS e Curso de amamentação. Todos os cursos são oferecidos pela COREME do GHC.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO RESIDENTE: será embasada nos seguintes critérios: frequência, pontualidade, participação, desenvolvimento de habilidade, relacionamento com o grupo, apresentação, aquisição de conteúdos, prova escrita anual e monografia de conclusão da residência.

login