1 - OBJETIVOS Capacitar médicos para atuação especializada na área da Reumatologia e certificá-los através de programa de Residência Médica. O Programa de Residência Médica em Reumatologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) visa atender aos preceitos de curso de Pós-Graduação sensu latu, desenvolvendo treinamento sob supervisão reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Ministério de Educação (MEC), Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS) e Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Especificamente, o programa visa desenvolver junto aos seus residentes durante o período de sua formação: - atendimento aos pacientes em todos os níveis de atenção, enfatizando os aspectos éticos, morais e humanísticos; - manejo adequado dos pacientes, enfatizando o relacionamento médico-paciente, uso racional de meios propedêuticos e planejamento terapêutico; - desenvolvimento de habilidades em procedimentos (infiltrações articulares, capilaroscopia periungueal, biópsias de pele, agulhamento seco, pulsoterapias e infusões de imunobiológicos) realizados no atendimento de pacientes ambulatoriais e hospitalizados; - desenvolver a capacidade de avaliar criticamente a literatura médica.
2 - ÁREA FÍSICA O Serviço de Reumatologia está localizado no terceiro andar do ambulatório do HNSC, onde conta com 6 amplos consultórios informatizados, uma sala de procedimentos, 13 computadores, dois boxes para aplicação de medicações subcutâneas e intramusculares (principalmente metotrexato subcutâneo), uma área com 8 poltronas-leito para infusão de diversos medicamentos (pulsoterapias com corticóides, ciclofosfamida, e agentes biológicos), sala de reuniões, sala de pesquisa, banheiro para pacientes e banheiro para funcionários. Tem área superior a 250 metros quadrados. O serviço funciona com a assistência de 6 reumatologistas (médicos contratados), uma psicóloga, duas enfermeiras, 5 técnicos de enfermagem, e duas secretárias para atendimento aos pacientes externos. Na sala de procedimentos são realizadas infiltrações, biópsia de glândulas salivares, biópsias de pele, e capilaroscopia periungueal (para o que contamos com uma lupa estereoscópica Zeiss®). Há livros-texto em versões atualizadas para estudo e acesso a sites (Portal Capes®, Up-to-Date®, Rima®) que disponibilizam artigos médico-científicos na íntegra.
3 - PRECEPTORES / TITULAÇÃO A Residência de Reumatologia conta com 9 preceptores responsáveis pela supervisão do ambulatório de adultos, ambulatório de Reumato-Pediatria, ambulatório de Fisiatria, ambulatório de ecografia, avaliação de pacientes na emergência e consultorias (de adultos e pediatria), e atividades teóricas.
Dr. Markus Bredemeier – Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), tendo desenvolvido tese de mestrado na área de capilaroscopia periungueal. Supervisor do programa de Residência Médica em Reumatologia do HNSC-GHC. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4790365Y3
Dra. Deise Marcela Piovesan – Especialista em Reumatologia pela SBR e em Acupuntura. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775732U6
Dr. Marcelo Maltchik – Especialista em Reumatologia pela SBR. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784513P5
Dra. Bárbara Mendes da Silva – Especialista em Reumatologia pela SBR e pós-graduanda em Acupuntura.
Dr. Sérgio Luiz Gomes Ferreira – Especialista em Fisiatria, Dor e Acupuntura.
Dra. Clarice Gabardo Ritter – Especialista em Dermatologia. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702180P0i
Dra. Simone Berwig Matiotti – Especialista em Radiologia e Diagnóstico por imagem do Colégio Brasileira de Reumatologia. Mestrado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Preceptora do ambulatório de ecografia reumatológica e infiltrações guiadas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1236484059797287
Dra. Luana Ribeiro Carlos – Especialista em Pediatria e Reumatologia Pediátrica pela SBR. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1324033053773779
Dra. Vanessa de Quadros Martins – Especialista em Reumatologia pela SBR. Mestranda em Pesquisa Clínica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5177004441057506
4 - RESIDENTES O Serviço conta com vagas para dois residentes do primeiro ano (R1) e dois do segundo ano (R2).
5 - ATIVIDADES DOS RESIDENTES GERAIS: Atendimento ao paciente ambulatorial e internado (adulto e pediátrico); organização do prontuário eletrônico com realização de história, exame físico, elaboração diagnóstica; apresentação dos casos aos preceptores.
ATRIBUIÇÕES DO R1: atendimento aos pacientes ambulatoriais e internados, incluindo procedimentos e prescrição, diagnóstico e tratamento (em todos os dias úteis da semana) sob supervisão. Participação nas atividades teórico-científicas do Serviço. Elaboração de trabalhos científicos sob supervisão. Atendimento às avaliações solicitadas pela equipe da Emergência. Atendimento aos pacientes internados no andar na forma de consultorias. Participação no ambulatório da Fisiatria (treinamento em agulhamento seco) uma vez por semana. Participação no ambulatório de ecografia reumatológica e infiltrações guiadas.
ATIVIDADES DO R2: atendimento aos pacientes ambulatoriais e internados, incluindo procedimentos e prescrição, diagnóstico e tratamento (todos os dias úteis da semana) sob supervisão. Apoio ao R1 no atendimento aos pacientes internados e na realização de consultorias médicas solicitadas por outros serviços (inclusive pela Pediatria). Participação nas atividades teóricas do Serviço. Elaboração de trabalhos científicos. Participação no ambulatório da Fisiatria (treinamento em agulhamento seco) uma vez por semana. Participação no ambulatório de ecografia reumatológica e infiltrações guiadas.
6 - CARGA HORÁRIA DOS MÉDICOS RESIDENTES: Sessenta (60) horas semanais.
7 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: - Ambulatório de adultos: atendido pelos R1 e R2 sob supervisão de preceptor. No ambulatório também serão realizados procedimentos (artrocenteses, infiltrações articulares e de partes moles), capilaroscopia periungueal, biópsias de pele, biópsias de glândulas salivares menores, acompanhamento de infusões de medicamentos imunobiológicos e pulsoterapias. O prontuário dos pacientes e a elaboração de receitas médicas ambulatoriais são totalmente informatizados, facilitando e agilizando o atendimento médico.
- Ambulatório de Reumato-Pediatria: atividade desenvolvida pelos R1 e R2 sob supervisão de preceptora (Dra. Luana Ribeiro Carlos).
- Internação de adultos: atividade realizada na forma de consultorias, sendo desenvolvida principalmente pelo R1, com auxílio do R2 e sob supervisão dos preceptores.
- Internação de crianças: Acompanhamento de consultoras a pacientes internados no Hospital da Criança Conceição, sob supervisão de preceptora (Dra. Luana Ribeiro Carlos).
- Ambulatório de Fisiatria: realizado no Hospital Cristo Redentor, sob orientação do Dr. Sérgio Luiz Gomes Ferreira, uma vez por semana. Os residentes recebem treinamento consistente na técnica de agulhamento seco.
- Ambulatório de ecografia reumatológica e infiltrações guiadas: realizada no Serviço de Radiologia do HNSC, ocupando o período de uma hora a cada 2 semanas, sob supervisão de preceptora (Dra. Simone Matiotti).
- Atividades de Urgência: consultorias na Unidade de Emergência do HNSC (R1).
8- PROGRAMA TEÓRICO: - Reunião científica: segundas-feiras; duração: 2 horas. Avaliação aprofundada da metodologia e qualidade de artigos científicos (seguindo protocolo específico) em Reumatologia, com a participação dos residentes, especialistas em epidemiologia clínica e de preceptores da Reumatologia.
- Aulas teóricas: quartas-feiras; duração: 1,5 a 2 horas. Consiste na abordagem de um tema da área da Reumatologia (doenças reumatólogicas, exame físico reumatológico, e exames de laboratório) seguindo um programa pré-determinado. Essas aulas serão geralmente elaboradas pelo R1 (e eventualmente, pelos preceptores), sob a supervisão dos preceptores. No final das aulas, são discutidas questões da prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
- Seminários (teórico-práticos) de partes moles: quintas-feiras, em semanas alternadas; duração: 30 minutos. Revisão de anatomia, exame físico, exames de imagem e tratamento de doenças que acometem os tecidos periarticulares (periartrites). Elaborados geralmente pelo R2 (e eventualmente, pela preceptora), sob a supervisão de preceptora (Dra. Deise).
- Round geral semanal: sextas-feiras; duração: 2-4 horas. Reunião dos residentes com os preceptores na qual ocorre a discussão de casos das consultorias e de casos de difícil manejo do ambulatório de adultos e Reumato-Pediatria, assim como visitas em equipe aos pacientes nos leitos da internação.
9- PUBLICAÇÕES COMPLETAS EM PERIÓDICOS FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO SERVIÇO DE REUMATOLOGIA-GHC, GERALMENTE COM PARTICIPAÇÃO DOS RESIDENTES DO SERVIÇO (sem incluir trabalhos feitos pelos preceptores do GHC juntamente com outros hospitais ou serviços, excluindo também trabalhos apresentados em congressos): DE CAMPOS, MÔNICA RIBEIRO ; DELLA, FELIPE CARGNELUTTI POSSAMAI ; SOLÓRZANO, CAMILA LUCÍA VERONEZE ; RAMOS, SUELEM ESTEFANO ; PIOVESAN, DEISE MARCELA ; DA SILVA, BÁRBARA MENDES ; RITTER, CLARICE GABARDO ; BREDEMEIER, MARKUS. A destructive nasal skin lesion caused by fungal infection in a systemic lupus erythematosus patient. CLINICAL RHEUMATOLOGY, v. 999, p. 99, 2023.
BREDEMEIER, MARKUS. Clinical and methodological considerations on the results of the SENSCIS trial: Comment on the article by Maher et al.. Arthritis & Rheumatology, v. 999, p. art.41893, 2021.
PIOVESAN, DEISE MARCELA ; BUSATO, VANESSA BARRILI ; DA SILVEIRA, ROMULO GOMES ; DO PRADO, ALINE DEFAVERI ; MOLINA-BASTOS, CYNTHIA GOULART ; HICKMANN, SHEILA ; BONGIORNO, GUILHERME KOPIK ; DE DAVID CRUZ, CAMILA ; ZAMBONI, SHERON ; SIMON, JULIO CÉSAR ; GONÇALVES, MARCELO RODRIGUES ; BREDEMEIER, MARKUS . Quality of referrals to a rheumatology service before and after implementation of a triage system with telemedicine support. Advances in Rheumatology, v. 61, p. 47, 2021.
BREDEMEIER, M. Additional points to consider before incorporating the Food and Drug Administration-approved therapies for systemic sclerosis-associated interstitial lung disease. Arthritis & Rheumatology, v. 999, p. 999, 2021.
BREDEMEIER, MARKUS. Correspondence on `Safety and tolerability of nintedanib in patients with systemic sclerosis-associated interstitial lung disease: data from the SENSCIS trial?. ANNALS OF RHEUMATIC DISEASES, v. 999, p. annrheumdis-2020-218911, 2020.
BREDEMEIER, MARKUS. Adverse cardiovascular
effects of
allopurinol are related to the use of high doses.
JOURNAL OF HYPERTENSION HICKMANN, SHEILA ;
BUSATO, VANESSA
BARRILI ; GOMES DA SILVEIRA, ROMULO ; GUILHERME
SCHAEFER, PEDRO ; BREDEMEIER, MARKUS .
A patient with a mediastinal mass
and diffuse
asymptomatic osteolytic lesions. RHEUMATOLOGY
BREDEMEIER, MARKUS; LOPES, LEDIANE MOREIRA ; EISENREICH, MATHEUS AUGUSTO ; HICKMANN,
SHEILA ; BONGIORNO, GUILHERME KOPIK ; D?AVILA, RUI ;
MORSCH, ANDRÉ LUIS
BITTENCOURT ; DA SILVA STEIN, FERNANDO ; CAMPOS,
GUILHERME GOMES DIAS . Xanthine oxidase
inhibitors for
prevention of cardiovascular events: a systematic
review and meta-analysis of
randomized controlled trials. BMC
Cardiovascular Disorders
BREDEMEIER,
MARKUS. Mounting evidence
indicates that
escalating doses of allopurinol are unnecessary for
cardiovascular protection:
Comment on Coburn et al. Arthritis & Rheumatology
BREDEMEIER, MARKUS. Comments on Mignot et al.:
Bisphosphonate Drug
Holidays in Postmenopausal Osteoporosis: Effect on
Clinical Fracture Risk.
Osteoporosis International
LOPES, L. M. ; CAMPOS, G. G. D. ; EISENREICH, M. A. ; PRADO, A. D. ; BREDEMEIER, M. Fast cicatrization of extensive livedoid vasculopathy ulcers under treatment with sildenafil.
CAMPOS,
G.
G. D. ; EISENREICH, M.A.; LOPES,
L.
M. ; D'AVILA,
R. ;
do PRADO, A. D.; BREDEMEIER, M. .
Antisynthetase syndrome after acute massive inhalation of
wood and paint
dust. Scandinavian Journal of Rheumatology (Trykt
Utg.)
BREDEMEIER, M.; CAMPOS, G.G.D.; DE OLIVEIRA, F.K. Updated systematic review and
meta-analysis of randomized controlled trials
comparing low- versus high-dose
rituximab for rheumatoid arthritis. Clinical
Rheumatology (Printed)
BREDEMEIER, M . Reply. Arthritis Care
&
Research (Print)
BREDEMEIER, M.; DE OLIVEIRA, FERNANDO K. ; ROCHA, CLÁUDIA M. . Low- versus high-dose
rituximab for
rheumatoid arthritis: A systematic review and
meta-analysis. Arthritis Care
& Research (Print)
2.148BREDEMEIER,
M.2012BREDEMEIER,
M.
; ROCHA, C. M. ; BARBOSA, M. V. R. ; PITREZ,
E. H. . One-year clinical and radiological evolution of a patient
with
refractory Takayasu`s arteritis under treatment with
tocilizumab. Clinical and
Experimental Rheumatology (Testo stampato)
BREDEMEIER, M. Last observation carried forward approach
threatens the
validity of intent-to-treat analysis in fibromyalgia
trials: Comment on the
article by Arnold et al. Arthritis and Rheumatism
BREDEMEIER,
M.20117.866BREDEMEIER,
M2010BREDEMEIER, M. A higher degree of
criticism about the
effectiveness of bosentan for digital ulcers in
scleroderma patients, as for
interstitial disease, is also necessary: Comment on
the article by Seibold et
al. Arthritis and Rheumatism
SIMON, J. C.2008SIMON, J. C. ; MALTCHIK, M. ; da SILVA, E. E. ; LIMA, V. R. B. ; BREDEMEIER, M. Avaliação do tempo de espera para consultas de Reumatologia em centro de atendimento terciário de Porto Alegre-RS. Revista AMRIGS, v. 52, p. 303-308, 2008.
10- DEMAIS PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA REUMATOLOGIA-GHC Ver currículo Lattes dos preceptores nos links fornecidos acima.
Atualizado
em 20/10/2023 |